terça-feira, 29 de maio de 2018

Compreender a humanidade.

Volto para indicar aos resistentes leitores deste sítio virtual a leitura destas duas obras do professor isarelense Yuval Noah Harari: Sapiens - uma breve história da humanidade e Homo Deus - uma breve história do amanhã.
O primeiro livro narra o desenvolvimento do homem (Sapiens) da pré-história - quando era um animal como outro qualquer - até os dias atuais - quando se tornou o animal mais poderoso, capaz inclusive de criar outros seres vivos. Neste ínterim, ele narra as principais revoluções que contribuíram para esta supremacia humana, como a revolução cognitiva, a revolução agrícola e a revolução científica.


No segundo livro o professor Harari, apoiado nos principais avanços das diversas ciências neste início de século XXI, faz algumas projeções sobre o futuro da humanidade, sempre alertando que não são profecias, mas possibilidades que já mostram indícios muito fortes nos dias atuais sobre sua realização.


Para quem tem interesse filosófico sobre as velhas perguntas de onde viemos, onde estamos e para onde vamos a leitura destes dois livros é um excelente exercício de reflexão. 

Nenhum comentário: