terça-feira, 29 de maio de 2018

Por que Paracuru não consegue avançar?

Olhe, tem muitos motivos e inúmeros fatores que contribuem para fazer com que Paracuru não avance mais rápido em seu desenvolvimento. Fatores interno e externos. E essa postagem não tem intenção de fazer o debate alongado sobre isso. 
Mas um fator eu considero que influi negativamente nesse processo de forma perene. É que a política de Paracuru continua miúda e se enreda nas mesquinharias personalistas e rasas. Raro são aqueles que debatem o desenvolvimento da cidade sobre questões de fato importantes como quais os caminhos para crescer a economia local. Do cidadão pouco instruído aos auto declarados grande sapientes desta cidade tudo gira em torno de questões pessoais e familiares embasadas nos pré-conceitos moralistas de bom e ruim. 
Isso se agrava quando se alia ao pensamento, também pequeno e estreito, das soluções apenas para os problemas do agora, sem mirar no futuro próximo e distante. Ou seja, ficamos discutindo o aqui e agora da cidade sem sequer dá uma olhada, mesmo que de canto de olho, para o futuro que nos interessa.
Penso ser nosso dever elevar o debate para instâncias maiores, para os problemas mais complexos e sobre como queremos ver esta cidade daqui a 20 ou 30 anos, sob a pena de não o fazendo estarmos fadados ao atraso eterno.

Nenhum comentário: